Fabricados com matérias-primas selecionadas e processos produtivos modernos, os retentores Vedamotors seguem os mesmos padrões de qualidade dos produtos originais, garantindo toda a qualidade e desempenho. Com portfólio completo, temos retentores de garfo, haste de válvula, alavanca da embreagem, carcaça embreagem, pó, roda, conta-giros, motor de partida, pedal de partida, pinhão, virabrequim, mesa do magneto, pedal do câmbio, suspensão, transmissão, kit retentor do motor e kit retentor virabrequim.

FUNÇÃO

Essenciais para o funcionamento de uma máquina, os retentores são responsáveis por impedir a passagem de fluidos de um componente lubrificado para outro em que não é preciso lubrificação.

 

Sua principal função é reter diferentes tipos de fluidos, como óleo e graxas que precisam ser contidos na parte interior de um equipamento, evitando também a entrada de resíduos e impurezas do exterior, como areia, poeira e terra.

APLICAÇÃO

Utilizados em todos os segmentos em praticamente tudo o que precisa de movimentação mecânica, o retentor pode ser aplicado em:

 

       Motocicletas

       Caminhões

       Carros

       Ônibus

       Máquinas agrícolas

       Eletrodomésticos

       Aviões

       Máquinas industriais

 

 

O retentor cumpre a função de vedação em condição estática (em máquina parada) e condição dinâmica (máquina em movimentação), atuando na variedade de condições de temperatura e de meio externo conforme projeções feitas para a máquina. A vedação acontece pelo contato entre a aresta do lábio de vedação e o ponto de eixo da máquina.

PRINCIPAIS

PARTES DO RETENTOR

CONHEÇA

O CANTO DE VEDAÇÃO (CV)

O canto de vedação é a parte mais crítica do retentor, já que garante o funcional do retentor. O CV é responsável pela vedação dinâmica da peça, seu contato com a superfície do eixo forma uma barreira que bloqueia a passagem de óleo para o lado do ar.

CONHEÇA O

DIÂMETRO EXTERNO

Também chamado de parte de fixação do retentor, o diâmetro externo tem a tarefa de vedar estaticamente, garantindo a fixação suficiente do retentor no alojamento. Além disso, ele deve permitir a montagem perfeita do retentor. Para facilitar a montagem e evitar ao máximo a montagem inclinada, em alguns casos o diâmetro externo possui ranhuras. (X7).

LÁBIO DE PÓ (SL)

Também chamado de SL (Staube Lippe, em alemão), o lábio de pó é recomendado quando existir a formação de sujeira ou umidade no lado externo da montagem. O espaço entre os lábios de proteção e a vedação deve ser preenchido com graxa antes da montagem. Essa graxa é necessária não somente para a lubrificação adicional dos lábios, mas também para a proteção do eixo contra a corrosão produzida pela umidade.

A IMPORTÂNCIA

DA LUBRIFICAÇÃO DO RETENTOR

A boa lubrificação é decisiva para a vida útil do retentor e proporciona também um menor desgaste. Sob nenhuma condição o eixo pode girar em seco. Portanto, é indispensável lubrificar o eixo e o lábio de vedação no momento da montagem. Importante: a lubrificação do retentor precisa utilizar um óleo de acordo com as especificações do fabricante. Não poderá ser utilizado óleo de motor na montagem e lubrificação do retentor. Nem todos os óleos são iguais, por isso existem diversas especificações e viscosidades diferentes. Óleos que não sejam especificados pelo fabricante podem interagir quimicamente e degradar a borracha.

O meio a ser vedado não é só lubrificante, mas também atua como refrigerante para dissipar o calor gerado pelo atrito. Por isso, deve-se garantir já nas primeiras voltas a lubrificação suficiente no canto do lábio.

O bom funcionamento da zona de contato do retentor com o eixo pode ser interrompido por:

  • má rugosidade do eixo
  • riscos, poros e outros danos no eixo e na vedação
  • contaminação e produto de decomposição do meio
  • endurecimento e fissuras no canto de vedação

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