Conheça o processo de produção das juntas para motos da Veda

Conheça o processo de produção das juntas para motos da Veda

Aqui na Vedamotors, levamos a sério o compromisso de desenvolver soluções de alta qualidade para o mercado. Não é à toa que somos referência na produção de juntas para motos, sempre com matérias-primas de alta qualidade e tecnologia avançada de automação industrial. E para te ajudar a entender melhor o porquê das nossas juntas de cabeçote serem sinônimo de eficiência nesse segmento, preparamos um artigo completo sobre os processos industriais da Veda. Boa leitura!

Entendendo o papel das juntas para motos

É verdade que até mesmo quem não entende tudo de mecânica para motocicletas conhece um ou outro componente — especialmente aqueles que fazem parte do cabeçote. É o caso das juntas para motos, uma solução de vedação extremamente prática e eficiente que tem um papel importantíssimo no desempenho do motor!

Na prática, essa peça, também conhecida como junta de cabeçote, serve para unir as partes inferior e superior do motor, fazendo a vedação de todos os gases quentes durante o funcionamento dos componentes, bem como a circulação correta do óleo lubrificante e do líquido de arrefecimento em suas respectivas galerias de circulação.

Em outras palavras, uma responsa e tanto, né? Nada mais natural, então, que essa peça seja submetida a rigorosos padrões de produção e qualidade para que seja capaz de entregar toda a performance que se espera dela. E é justamente nesse processo que vamos mergulhar no próximo tópico, vem com a gente!

Engenharia, técnica e expertise: como as juntas de cabeçote são produzidas

A jornada de criação de peças começa lá no núcleo de engenharia da Vedamotors, onde os projetos são elaborados com rígidos padrões de qualidade e de tolerância por uma equipe técnica especializada. Ainda nesta fase, a missão é garantir sempre o encaixe perfeito de todas as juntas para motos nas mais diversas aplicações.

Na sequência, nosso almoxarifado entra em cena com o recebimento e preparo das matérias-primas — entre elas, o aço de classe mundial, que garante altíssima qualidade e acabamento final. Além disso, também trabalhamos com aços especiais com uma série de revestimentos, papelão hidráulico e o Prespack, que é uma chapa de aço revestida com papelão hidráulico.

Com o material definido e devidamente preparado, é a vez do laboratório assumir o comando. Lá, dispositivos e soluções de alta tecnologia realizam as medições e análises das propriedades de peças e matérias-primas, tudo para assegurar a garantia de procedência que já é marca registrada dos produtos da Veda.

E é só quando todas essas etapas são criteriosamente concluídas que a produção das juntas para motos realmente começa, cada modelo com seu devido processo. Aliás, temos até um vídeo que mostra cada uma das técnicas de produção em detalhes, olha só:

Então, recapitulando:

Juntas de Papelão Hidráulico: uma das favoritas dos nossos clientes, as Juntas de Papelão Hidráulico são produzidas por meio da técnica de corte automático. É um processo rápido e que envolve alta tecnologia de precisão. Após o corte, as peças são recolhidas pelo operador, separadas e enviadas para a embalagem.

Juntas de Aço: fabricadas no nosso setor de estamparia, as Juntas de Aço são feitas com o auxílio de equipamentos de última geração. Aqui, um destaque poderoso é a nossa máquina de corte a laser, que pode ser, inclusive, utilizada para peças com baixos volumes ou para a fabricação de protótipos — fica a dica! Ah, lembrando que essas juntas ainda passam pela etapa de pintura, que protege as peças e garante uma melhor vedação.

Juntas de Prespack: grandes aliadas do aplicador mecânico, as Juntas de Prespack também passam pelo processo de corte automático, assim como as Juntas de Papelão Hidráulico. A diferença é que, depois, elas ainda seguem para a prensa para inserção do anel de fogo, etapa necessária para garantir que a junta consiga suportar a temperatura mesmo nas regiões mais quentes da moto!

Independentemente do modelo, o destino de todas as juntas para motos produzidas aqui na Veda é o mesmo: as peças seguem para o setor de embalagem, são preparadas e embaladas com todo cuidado e vão direto para as mãos dos nossos aplicadores e mecânicos parceiros em todo o Brasil e vários países da América Latina, dando mais segurança para o serviço prestado e mais tranquilidade para quem pilota!

E então, gostou de conhecer a nossa rotina de produção mais de pertinho? Fica ligado no blog da Vedamotors para acompanhar nossos lançamentos e as novidades que a gente sempre traz com exclusividade por aqui! E se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre as juntas para motos, é só deixar um comentário que a nossa equipe te responde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *