Conheça os diferenciais do kit cilindro da Vedamotors

Vedamotors x OEM x Concorrente

A maioria dos cilindros são fabricados em alumínio, utilizando o processo de injeção. A camisa geralmente é de ferro fundido, mais existem projetos que utilizam o revestimento Nikasil (liga Ni-Si).
A camisa de cilindro guia o movimento do pistão e dissipa o calor gerado pela combustão e pelo atrito.

 

                          

 

 

O QUE GARANTE O BOM FUNCIONAMENTO DO CILINDRO?

 

As dimensões do cilindro devem estar dentro dos valores especificados pelo fabricante. Os controles de qualidade realizados pela Vedamotors garantem as medidas corretas. Nossos cilindros não possuem ovalização na camisa, e a folga cilindro-pistão é a mesma em todo a extensão do curso do pistão.
O brunimento (usinagem que proporciona acabamento superficial adequado à camisa do cilindro) deve ser realizado no ângulo correto, e deve garantir a profundidade correta das ranhuras. Isto garantirá a lubrificação correta do pistão durante seu funcionamento.

 

 

 

Brunimento

                       

 

 

Pistão

O pistão é o componente crítico de um motor a combustão, que transforma movimento linear em movimento rotacional. O pistão precisa resistir adequadamente a:
• Altas pressões devidas à combustão;
• Cargas dinâmicas;
• Grandes variações de temperatura;
• Vibração causada pelo virabrequim e eixo de comando.
· Os pistões Vedamotors são fabricados com uma liga AlSi, que é um material que oferece alta resistência ao desgaste, fadiga e variações de temperatura.
O departamento de Engenharia da Vedamotors adota regras bastante rígidas no projeto dos pistões e determina todas as dimensões críticas com suas tolerâncias, seguindo padrões OEM. O processo de fabricação dos pistões Vedamotors (fundição por gravidade e usinagem) é totalmente controlado para garantir qualidade, durabilidade e desempenho.
O peso do pistão é extremamente importante para a vida útil do motor. A Vedamotors investe tempo e outros recursos para garantir peças que atendam a necessidade do mercado.

 

                                         

 

A Vedamotors usa em seus pistões anéis fabricados por marcas mundialmente renomadas, e seleciona a melhor opção segundo critérios de qualidade, durabilidade e desempenho para cada aplicação específica.

Anéis de pistão

Os anéis geralmente são fabricados em aço ou ferro fundido, com tratamento superficial de nitretação ou revestimento em cromo.
Funções principais:
• Vedação;
• Controle de óleo;
• Transferência de calor do pistão para as paredes do cilindros;
• Alinhamento do movimento do pistão.

– Anel de compressão

Vedamotors: O material utilizado é o aço, com tratameto de nitretação ou revestimento em cromo, com perfeita aderência e alta dureza.

Concorrente: O material é aço, os tratamentos superficiais são similares, mas a aderência é insatisfatória. Há casos frequentes de desplacamento da camada de revestimento do anel, vida útil reduzida e escape de gases para o cárter (“blow-by”)

– Anel raspador

Vedamotors: O material é ferro fundido, que promove alto desempenho. O formato do anel assegura a melhor conformação do pistão e a vedação dos gases de combustão.

Concorrente: O material também é ferro fundido, porém com baixo desempenho. O formato do anel é irregular, e a vedação não é adequada, o que causa desgaste prematuro.

– Anel de óleo

Vedamotors: O material utilizado é o aço, com tratameto de nitretação ou revestimento em cromo. A aderência é adequada, o que garante alta durabilidade e baixo consumo de óleo.

Concorrente: O material é aço, os tratamentos superficiais são similares, mas a aderência é insatisfatória. Há casos frequentes de desplacamento da camada de revestimento do anel, vida útil reduzida e alto consumo de óleo.

 

A Vedamotors garante seus produtos:

• Verificação e aprovação de todas as amostras de kits, seguindo dimensões e tolerâncias similares ao item original;
• Medição de 100% das amostras e determinação de critérios de inspeção de acordo com normas mundialmente adotadas pelos fabricantes;
• Testes em dinamômetro;
• Testes de campo para avaliação de desempenho e consumo de óleo;
• Monitoramento constante dos fornecedores.

Veja todos os kits cilindros disponíveis:  https://vedamotors.com.br/produtos/?categoria=8664&lancamentos=1

 

 Inscreva-se no nosso canal e veja dicas de manutenção

Siga nossas redes sociais


 

1 comentário em “Conheça os diferenciais do kit cilindro da Vedamotors”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Navegando