A fumaça de cor azulada é a mais preocupante, pois indica a queima de óleo lubrificante do motor.O consumo de óleo pode ser tão grande que o seu nível pode baixar muito rápido e provocar a falta de lubrificação do motor. Essa queima ocorre por algumas falhas ou desgaste de alguns componentes do motor conforme indicados abaixo:
1- Falhas:
O excesso do nível do óleo pode sobrecarregar o sistema mantendo forçadamente o contato direto com anéis e pistões contaminando a câmara de combustão e assim gerando a temida fumaça, onde bastará corrigir o nível de óleo conforme a especificação da montadora e terá grandes chances de cessar a fumaça.
Medição realizada pela vareta de óleo:
> Nota: O mesmo se replica para o visor de óleo.
Excesso de pressão dentro do motor devido a obstrução/entupimento do respiro do motor, ocasionado por falta de manutenção que muitas vezes passa despercebido. Essa falha ocasiona danos diretamente em retentores e na parte superior do motor devido a uma alta pressão levando o óleo do motor até a câmara de combustão contaminando-a e gerando a fumaça após a queima do óleo.
2. Desgaste/componentes de má qualidade:
Retentores haste de válvula:
Esse componente após alto tempo de uso ou com origem de má qualidade acaba falhando e deixando passar o óleo pela haste da válvula, chegando ao topo do pistão e contaminando a queima ar/combustível gerando a fumaça no escapamento.
>Nota: Use sempre retentores de alta, use Vedamotors
Pistão:
Após o motor sofrer a contaminação do óleo, as válvulas e o topo do pistão ficam úmidos pelo óleo e começam a ser afetados, gerando ainda mais a carbonização.
A folga entre o pistão e o cilindro na aplicação e o acompanhamento até o seu limite de uso conforme a especificação do fabricante, garante que não haja fumaceamento.
Os anéis do pistão quando defeituosos por desgaste ou quebra, acabam gerando problemas. A montagem correta dos anéis é muito importante para evitar o fumaceamento.
*imagens meramente ilustrativas*