Você sabia que as JUNTAS DE AMIANTO são proibidas no Brasil?

5 de junho, 2019 Por: Marketing Vedamotors

Sim, as Juntas de AMIANTO são proibidas no Brasil. Mas você sabe por quê?

Essa substância química é proibida de modo geral. A fibra mineral do amianto, conhecida também como fibra de asbestos, é a matéria-prima de muitos produtos de baixo custo comuns no Brasil e inegavelmente, as tão conhecidas “Juntas de Amianto”.

 

 

Juntas de Amianto: O motivo da proibição

Descoberto como cancerígeno em 1906, vários países mudaram suas leis em relação ao consumo de amianto, mas não em relação a produção. Contudo, mais de 100 anos depois, o Amianto é banido nacionalmente. Sendo proibido em mais de 60 países, é responsável por cerca de 100 mil mortes por ano. O amianto pode causar problemas ao ser aspirado ou ingerido. Foram documentados diversos casos de cânceres de pulmão, ovário e laringe e doenças respiratórias em pessoas que tiveram contato com o amianto.

Trabalhadores da indústria do amianto estão expostos a concentrações muito altas da substância. Consequentemente, costumam desenvolver asbestose (doença em que as fibras de amianto se aprofundam no pulmão causando diversas cicatrizes). No entanto, consumidores que têm contato com uma quantidade pequena de amianto correm risco de ter tumores no pulmão. Em outras palavras, uma vez aspirada, a fibra de amianto não sai mais do corpo. Todavia, é possível que o elemento fique incubado no pulmão e alguma dessas doenças se manifeste depois de vários anos.

A  proibição

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 29 de Novembro de 2017,proibir a extração, a comercialização e a distribuição do amianto da variedade crisotila em todo o país. Assim, foram 7 votos favoráveis à proibição contra 2 contrários.

No entanto, 15,6% de toda a fabricação mundial de amianto, é de origem brasileira. A produção beneficiada chegou a 304 mil toneladas e o consumo, a 165 mil toneladas. Embora cerca de 50% desse material no país ainda é feito com a variedade crisotila, a indústria travou seus esforços para propagar a variação crisotila como inofensiva. Por outro lado, diversos estudos da Organização Mundial de Saúde comprovaram que todas as variedades de amianto são cancerígenas.

 

As Juntas Vedamotors

Agora que você sabe disso, evite o uso das juntas de amianto na sua loja ou oficina. As juntas Vedamotors são LIVRES de Amianto. 

• Fibras de Aramida:

Durabilidade e resistência a alta temperatura, absorção de lubrificantes, fluídos e líquido de arrefecimento. (Mesmo material utilizado em coletes à prova de bala).

• Dupla camada Anti-Stick:

Evita a aderência do papel nas faces onde ocorre a vedação.

• 100% ISENTO DE AMIANTO.

Não comprometa a qualidade do seu trabalho, escolha qualidade comprovada e aprovada pelas principais montadoras de motocicletas do Brasil e do mundo!
Dessa forma, não deixe escapar suas vendas usando produtos duvidosos. Use juntas Vedamotors!

 

(Confira toda a nossa linha de juntas: https://www.vedamotors.com.br/produtos/)