O que pode provocar um filtro de ar sujo ou danificado?

27 de setembro, 2018 Por: Marketing Vedamotors

Fique atento com a qualidade do seu filtro de ar. Lembre-se: O filtro de ar é o pulmão da sua motocicleta, a importância desse componente é fundamental para o seu bom desempenho, precisa ser trocado com frequência, mas a sua importância muitas vezes passa despercebida.

1. Danos causados por filtro de ar de má qualidade: 

A. Desgaste prematuro dos componentes do motor. Isso ocorre por motivo do filtro não realizar a sua função, impedindo a passagem de impurezas presentes no ar, como fuligem, poeira e outras partículas para a câmara de combustão do motor. Essas substâncias causam danos diretos nos componentes internos do motor.

B. Amassamentos na cabeça da válvula de admissão e do assento da válvula no cabeçote devido as impurezas serem comprimidas entre a válvula e o assento de válvulas no cabeçote.

 

C. Esmerilhamento nas faces dos anéis do pistão, riscos mais visíveis na saia do pistão, também na parede da camisa do cilindro comprometendo o funcionamento e gerando o fumaceamento.

 

D. Contaminação do óleo de motor, compromete a lubrificação do motor.

 

2. Benefícios de usar o filtro de alta qualidade Vedamotors:

A. Motor limpo. Livre de impurezas que possam comprometer o seu funcionamento de forma prematura.

 

B. Economia de combustível. O filtro de ar Vedamotors é projetado com todas as características necessárias para o excelente funcionamento do motor, barrando quaisquer impurezas e deixando livre apenas a passagem de ar necessária para a melhor potência do motor com total durabilidade.

 

3. Sintomas para identificar o filtro de ar sujo/danificado. 

A. O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque, quando há acúmulo de sujeira no filtro, acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido. Com isso, o motor perde desempenho e, consequentemente, precisa de mais combustível para funcionar.

 

Autor: Alexandre Duwe
Depto Engenharia Vedamotors

*imagens meramente ilustrativas*