Regulador retificador, saiba a importância!

SAIBA A IMPORTÂNCIA DO REGULADOR RETIFICADOR NA SUA MOTOCICLETA

Hoje vamos falar um pouco sobre o Regulador Retificador da Vedamotors. Para você que não sabe a função dessa peça em uma motocicleta, ou que deseja entender melhor como esse produto funciona, continue lendo e fique comigo até o final.

Os Reguladores Retificadores são peças fundamentais para o sistema elétrico de qualquer motocicleta. Sua função é manter os níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônicos estáveis enquanto a moto estiver ligada e variando a aceleração.

O estator é responsável por gerar energia para poder recarregar a bateria da motocicleta, porém o estator gera uma corrente alternada, é necessário passar pelo Regulador Retificador para converter em corrente contínua.

Como também falamos em um outro artigo aqui do blog —  que você pode conferir clicando aqui — , o que o Regulador Retificador faz é regular a corrente que vem do estator nos níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônico da sua motocicleta. Caso o Regulador Retificador estiver com problema, ele pode queimar as lâmpadas da sua motocicleta, danificar a bateria e ocasionar outros problemas que vão dar uma enorme dor de cabeça.

 

Como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico pelos reguladores retificadores?

Para você ter uma boa noção da importância do Regulador Retificador, é muito importante também entender como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico, que é a real função dele. Você entendendo isso, terá um domínio maior sobre sua motocicleta e sobre o funcionamento de cada peça que a compõe.

E pra começar, temos um vídeo pra te mostrar o que é essa peça e a importância dela para o sistema elétrico da moto:

O início do processo ocorre no gerador do motor, onde o volante em movimento de rotação gera variação de campo eletromagnético sobre as bobinas do estator, desta forma, induz uma corrente elétrica alternada que varia conforme a velocidade de rotação do motor.

Esta corrente elétrica alternada é direcionada ao regulador retificador, que por sua vez realiza duas funções. A primeira função é retificar a corrente alternada em corrente contínua, desta forma a energia elétrica movimenta-se sempre no mesmo sentido.

A segunda função é ajustar os níveis de tensão de forma a mantê-los entre 13,50 Volts e 14,95 Volts, conforme a rotação e o modelo da motocicleta. Após a etapa de controle de tensão o regulador retificador direciona esta energia gerada para a bateria da motocicleta carregando-a e mantendo todo o sistema elétrico da motocicleta estável com todos os parâmetros adequados.

Em modelos de motos que alimentam o farol com corrente alternada direto do gerador, o regulador retificador mantém a tensão constante sobre a lâmpada, mesmo em altas rotações.

Os Reguladores Retificadores desenvolvidos e fabricados pela Servitec by Vedamotors reúnem uma gama de componentes de alta qualidade garantindo a durabilidade de todo sistema elétrico, aumentando a vida útil da bateria e das lâmpadas das motocicletas.

Os reguladores retificadores Servitec, fabricados pela Vedamotors, são superdimensionados para suportar cargas maiores

Como avaliar as condições do regulador retificador?

Já falamos no começo, sobre a dor de cabeça que pode virar, caso tenha algum problema com o Regulador Retificado da sua motocicleta, então vou explicar para você como avaliar as condições e identificar algum possível problema com essa peça da sua motocicleta.

Quando surgir alguma suspeita de problemas elétricos com o sistema de carga da bateria ou na alimentação do farol, é imprescindível analisar a causa antes de realizar a troca de peças.

Desconecte os fios do gerador que carregam a bateria e meça a tensão. Deverá ser superior a 14 Volts (alternado) com o motor ligado em marcha lenta. O próximo passo é verificar a tensão da bateria, que deverá estar próxima a 12,80 Volts (contínuos) com a chave desligada. Reconecte as conexões do gerador e ligue a moto.

A tensão da bateria deverá ser de no mínimo 13 Volts em marcha lenta e acelerada não poderá ultrapassar 14,95 Volts. Verifique sempre se a lâmpada do farol é de potência adequada para o modelo da moto, conforme o manual de serviços.

E se você busca orientações para saber como utilizar o multímetro para identificar falhas no sistema elétrico das motos, temos um manual completo para te ajudar! Com ele você pode ganhar tempo, evitar retrabalho e troca desnecessária de peças. Basta clicar no banner abaixo para fazer o download gratuito:

Gostou do nosso conteúdo sobre regulador retificador? Esperamos que tenha ajudado você, por isso compartilhe esse conteúdo para ajudar a todos a entender a importância dessa peça.

Caso tenha restado alguma dúvida, deixe nos comentários pra que a gente possa esclarecer.

21 comentários em “Regulador retificador, saiba a importância!”

  1. A moto funciona bem mas eventualmente quando vou ligar a bateria está fraca e descarrega por completo. Dou uma coloco a moto pra pegar no empurrão ela pega e volta a carregar normalmente , passo semanas sem me preocupar, quando de repente acontece tudo novamente. Já levei em vários elétricas e não sabem o que fazer

    1. Bom dia!
      Podem ser vários os problemas, lâmpada do farol, chave de luz, estator, conexões ou regulador retificador. É necessário avaliar todas essas peças junto ao mecânico.

  2. Boa tarde…meu filho tem uma Falcon 400 ano 2008, esses tempos atrás deu problema no retificador,foi trocado e tava tudo certo até que apresentou o mesmo defeito só que dessa vez queimou as lâmpadas (freio, pisca e da frente) aí foi trocado o estator e o retificador..mas o retificador ainda está aquecendo, o que pode está acontecendo… desde já agradeço

    1. Oi, Rejane! Tudo bem? Alguns fatores podem estar influenciando nesse sintoma. Você pode conversar no WhatsApp com o Iago, do suporte técnico, ele pode ajudá-la com essa questão! WhatsApp: (47) 99937 3169. Abraços!

  3. Aldemir Domingues

    Boa noite, tenho uma Shineray 150, ela anda certo tempo, falha e se desliga. Já vtriquei estator, CDI e bobina de ignição e vela, poderá ser o regulador o problema?

    1. Olá, Aldemir! Nosso suporte técnico pode ajudar a identificar o problema, precisa apenas de mais alguns detalhes. Basta ligar ou mandar uma mensagem WhatsApp para (47) 3411-0500 e falar diretamente com nossos atendentes. Agradecemos o contato e seguimos à disposição!

    1. Olá, Isac! A corrente varia dependendo de cada modelo de moto, de 2 até 20 amperes nas motos mais comuns no mercado. Você pode nos indicar qual o modelo do estator? Assim podemos coletar mais informações para te ajudar. Obrigado por sua mensagem 🙂

  4. opa, o REGULADOR RETIFICADOR com defeito ou queimado pode ser o poblema de não mandar faisca pra vela? pois ja troquei a bobina, vela cdi e outras coisas e mesma assim minha moto não da faisca

    1. Olá, João! Você chegou a verificar o estator, se está funcionando adequadamente? Em alguns casos, ele pode ser a causa desse problema também. Aqui no nosso blog explicamos um pouco sobre a função do estator e o que pode acontecer se estiver com problemas: https://vedamotors.com.br/energia-para-ir-mais-longe-conheca-a-funcao-do-estator-da-motocicleta/. Também temos um manual de testes de estatores e bobinas pra ajudar a identificar falhas do sistema elétrico das motos, pode ser baixado aqui: https://conteudo.vedamotors.com.br/manual-teste-de-estatores. Se tiver alguma dúvida ainda, pode chamar nosso suporte técnico no WhatsApp: https://bit.ly/whatsveda. Abraço 😀

    2. Oi, conseguiu resolver?
      Estou com muita factor assim mesmo, já troquei CDI, sensor map e nada, ou ela tá centelha e corta o combustível ou ela manda combustível e corta centelha

  5. Boa tarde,
    Do nada quando eu estava pilotando a minha moto, o meu retificador começou a fumaçar, aí parei logo , e desliguei a fase positiva da bateria, pelo cheiro, automaticamente o meu retificador derreteu totalmente, oque pode ter acontecido, a minha moto é uma kawazaki er6n ano 2010.

    1. Olá Marcio, pode ter acontecido algum defeito na fiação que tenha ocasionado um curto no sistema elétrico. Um fator pode ser o farol da moto, se não for igual ao modelo original, pode estar consumindo muita energia, descarregando a bateria, sobreaquecendo a fiação e queimar o regulador retificador ou o estator da moto. Recomendamos levar a moto para um mecânico especialista para verificar o sistema elétrico e identificar se realmente ocorreu algum desses problemas ou se pode ser algum outro componente com falha também. Esperamos ter te ajudado, qualquer outra dúvida, você também pode entrar em contato com o suporte técnico da VEDA no WhatsApp: https://bit.ly/whatsveda. Um abraçço!

    2. Oi, conseguiu resolver?
      Estou com muita factor assim mesmo, já troquei CDI, sensor map e nada, ou ela tá centelha e corta o combustível ou ela manda combustível e corta centelha

  6. Boa tarde. Tenho uma dafra speed 150. Já troquei bobina estratora, cdi da bobina, vela, cabo de vela e Ela continua apresentando o mesmo problema. Pode ser essa pessoa? Eu ligo ela começo a andar aí do nada ela começa a falhar e desliga e dá trabalho pra ligar de novo só vai funcionar de novo facio quando esfria

    1. Olá, Filipe! O regulador pode ser um dos motivos sim. Mas também pode ser a bateria da moto fraca ou algum item da moto puxando muita energia, como um farol auxiliar diferente do recomendado pela montadora (Exemplo: farol de 90W numa moto em que o recomendado é 35W), ou também algum interruptor como o de freio, que pode estar acionando um pouco sem pressionar e puxar energia para a lâmpada. O ideal é levar num mecânico especializado para fazer o teste e identificar qual seria o problema, pra evitar trocar peças sem necessidade. Um abraço!

  7. Tenho uma fazer 250 2011. Com ela em marcha lenta gera na bateria 12.8, 13v mais ou menos. Porém quando acelero essa voltagem cai chegando até a baixo dos 12v. Pode ser o retificador?

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