REGULADOR RETIFICADOR, SAIBA A IMPORTÂNCIA!

SAIBA A IMPORTÂNCIA DO REGULADOR RETIFICADOR NA SUA MOTOCICLETA

Hoje vamos falar um pouco sobre o Regulador Retificador da Vedamotors. Para você que não sabe a função dessa peça em uma motocicleta, ou que deseja entender melhor como esse produto funciona, continue lendo e fique comigo até o final.

Os Reguladores retificadores são peças fundamentais para o sistema elétrico de qualquer motocicleta. Sua função é manter os níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônicos estáveis enquanto a moto estiver ligada e variando a aceleração.

O estator é responsável por gerar energia para poder recarregar a bateria da motocicleta, porém o estator gera uma corrente alternada, é necessário passar pelo Regulador Retificador para converter em corrente contínua.

Então o que o Regulador Retificador faz é regular a corrente que vem do estator nos níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônico da sua motocicleta, caso o Regulador Retificador estiver com problema, ele pode queimar as lâmpadas da sua motocicleta, danificar a bateria e ocasionar outros problemas que vão dar uma enorme dor de cabeça.

Como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico pelos reguladores retificadores?

Para você ter uma boa noção da importância do Regulador Retificador, é muito importante também entender como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico, que é a real função dele. Você entendendo isso, terá um domínio maior sobre sua motocicleta e sobre o funcionamento de cada peça que a compõe.

O início do processo ocorre no gerador do motor, onde o volante em movimento de rotação gera variação de campo eletromagnético sobre as bobinas do estator, desta forma, induz uma corrente elétrica alternada que varia conforme a velocidade de rotação do motor.

Esta corrente elétrica alternada é direcionada ao regulador retificador, que por sua vez realiza duas funções. A primeira função é retificar a corrente alternada em corrente contínua, desta forma a energia elétrica movimenta-se sempre no mesmo sentido.

A segunda função é ajustar os níveis de tensão de forma a mantê-los entre 13,50 Volts e 14,95 Volts, conforme a rotação e o modelo da motocicleta. Após a etapa de controle de tensão o regulador retificador direciona esta energia gerada para a bateria da motocicleta carregando-a e mantendo todo o sistema elétrico da motocicleta estável com todos os parâmetros adequados.

Em modelos de motos que alimentam o farol com corrente alternada direto do gerador, o regulador retificador mantém a tensão constante sobre a lâmpada, mesmo em altas rotações.

Como avaliar as condições do regulador retificador?

Já falamos no começo, sobre a dor de cabeça que pode virar, caso tenha algum problema com o Regulador Retificado da sua motocicleta, então vou explicar para você como avaliar as condições e identificar algum possível problema com essa peça da sua motocicleta.

Quando surgir alguma suspeita de problemas elétricos com o sistema de carga da bateria ou na alimentação do farol. É imprescindível analisar a causa antes de realizar a troca de peças.

Desconecte os fios do gerador que carregam a bateria e meça a tensão. Deverá ser superior a 14 Volts (alternado) com o motor ligado em marcha lenta. O próximo passo é verificar a tensão da bateria, que deverá estar próxima a 12,80 Volts (contínuos) com a chave desligada. Reconecte as conexões do gerador e ligue a moto.

A tensão da bateria deverá ser de no mínimo 13 Volts em marcha lenta e acelerada não poderá ultrapassar 14,95 Volts. Verifique sempre se a lâmpada do farol é de potência adequada para o modelo da moto, conforme o manual de serviços.

Os Reguladores Retificadores desenvolvidos e fabricados pela Servitec by Vedamotors. Reúnem uma gama de componentes de alta qualidade garantindo a durabilidade de todo sistema elétrico, aumentando a vida útil da bateria e das lâmpadas das motocicletas.

Gostou do nosso conteúdo sobre regulador retificador? Espero que tenha ajudado você, e se ajudou, compartilhe esse conteúdo com o máximo de pessoas que você puder e ajude a todos a entender a importância dessa peça tão importante para a motocicleta.

Caso tenha restado alguma dúvida, deixe nos comentários que anotaremos e se possível esclareceremos em um outro conteúdo.

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8 comentários em “REGULADOR RETIFICADOR, SAIBA A IMPORTÂNCIA!”

  1. A moto funciona bem mas eventualmente quando vou ligar a bateria está fraca e descarrega por completo. Dou uma coloco a moto pra pegar no empurrão ela pega e volta a carregar normalmente , passo semanas sem me preocupar, quando de repente acontece tudo novamente. Já levei em vários elétricas e não sabem o que fazer

    1. Bom dia!
      Podem ser vários os problemas, lâmpada do farol, chave de luz, estator, conexões ou regulador retificador. É necessário avaliar todas essas peças junto ao mecânico.

  2. Boa tarde…meu filho tem uma Falcon 400 ano 2008, esses tempos atrás deu problema no retificador,foi trocado e tava tudo certo até que apresentou o mesmo defeito só que dessa vez queimou as lâmpadas (freio, pisca e da frente) aí foi trocado o estator e o retificador..mas o retificador ainda está aquecendo, o que pode está acontecendo… desde já agradeço

    1. Oi, Rejane! Tudo bem? Alguns fatores podem estar influenciando nesse sintoma. Você pode conversar no WhatsApp com o Iago, do suporte técnico, ele pode ajudá-la com essa questão! WhatsApp: (47) 99937 3169. Abraços!

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