Você sabia que a primeira motocicleta era feita de madeira?

3 de dezembro, 2018 Por: admin.arealocal
Uma das primeiras pessoas a idealizar o “projeto” das bicicletas e motocicletas foi o italiano Leonardo da Vinci. Sabe-se que os primeiros modelos de bicicletas foram feitas de madeira. Simultaneamente, a motocicleta foi inventada por um francês e um norte-americano no ano de 1869. Porém, o que conta a história é que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram apenas uma bicicleta com um motor a vapor!

 

Já a motocicleta que possuía motor a combustão foi inventada em 1885, pelo alemão Gottlieb Daimler com auxílio de Wilhelm Maybach. Conhece estes sobrenomes? Daimler e Maybach são os fundadores da então Mercedes-Benz! 
Há 127 anos, a primeira patente de uma motocicleta com motor a combustão era registrada. Em 29 de agosto de 1885, o alemão colocava no papel e na história o Daimler Reitwagen, ou carro de montar, no sentido de equitação, em tradução livre, que daria origem às motos atuais.
O motor monocilíndrico, que pode funcionar com gás ou gasolina, tem 263 cm³ e 0,5 cv de potência a 600 rpm.
Feita de madeira, a motocicleta tem correia de couro que pode ir em duas polias de tamanhos diferentes. É assim que funciona o “câmbio” de duas velocidades. A mudança de marcha tem de ser feita manualmente e com o veículo parado. Com esseconjunto, a moto alcança 12 km/h, menos que as atuais bicicletas, mas é muito mais veloz que andar a pé.
O primeiro piloto de uma moto a combustão foi Paul Daimler, filho de Gottlieb, com apenas 16 anos na época.Outro fato interessante é que Daimler e seus sócios deixaram o então revolucionário invento de lado e dedicaram-se à fabricação de automóveis. No ano de 1910, já existiam cerca de 400 fabricantes de motocicletas no mundo todo. Sabe-se que o primeiro deles surgiu na Alemanha, em 1894, cujo nome era Hildebrandt & Wolfmüller.
E aí, você sabia?

Fontes:
http://blog.masada.com.br/curiosidades-sobre-as-motociclet…/
https://jornaldocarro.estadao.com.br/…/primeira-moto-a-com…/