31 anos da Vedamotors: momentos importantes que ajudaram a construir essa história

31 anos da Vedamotors: momentos importantes que ajudaram a construir essa história

Referência no desenvolvimento de peças, soluções e módulos eletroeletrônicos para motocicletas, não é segredo que a Veda se destaca no cenário nacional e internacional pelos produtos de alta qualidade mecânica fornecidos principalmente para o mercado duas rodas. E nesses 31 anos de história da Vedamotors, não faltam capítulos recheados de boas conquistas!

Fundada em 1º de setembro de 1991, a empresa deu os primeiros passos atuando fortemente no setor de juntas industriais, evoluindo ao longo dos anos para se tornar uma das marcas mais renomadas — entre mecânicos, distribuidores e motociclistas — quando o assunto é catálogo e qualidade! É por isso que, hoje, resgatamos um pouco dessa história aqui no blog. Vem com a gente!

Tirando um sonho do papel

O primeiro capítulo dessa história começa com a produção oficial da primeira junta de motor, em 1991, quando a fábrica abriu as portas na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. Mas quem conhece a Vedamotors sabe que, na verdade, a trajetória começou muito antes com a paixão de um jovem piloto pela velocidade em duas rodas

Isso porque, ainda em 1975, aquele que viria a ser o fundador da Vedamotors, José Maurício Felippe, já participava de diversas provas de veloterra pelo país, conquistando títulos importantes nos campeonatos Catarinense e Sul-Brasileiro — paixão que, alguns anos depois, impulsionaria seu espírito empreendedor a conhecer o mercado de motocicletas e suas carências, plantando a semente que se transformaria na Veda que todos conhecem hoje.

E quando a ideia enfim saiu do papel, a empresa ganhou forma com o apoio de pessoas importantes para Felippe: sua esposa e melhor amiga, Cláudia, e seus pais, Antônio e Lurdis Felippe. Juntos, eles colocaram a mão na massa e formaram a sociedade que em pouco tempo ganharia destaque no mercado com a produção e venda de juntas e kits de vedação. E daí em diante, não faltaram motivos para se orgulhar!

Durante a juventude, o fundador da Vedamotors já acelerava nas pistas de competição
Paixão pelo motociclismo sempre fez parte da vida do jovem Felippe

José Maurício Felippe (à esquerda) levanta troféu conquistado em competição de moto
José Maurício Felippe (à esquerda) levanta troféu conquistado em corrida de moto

Sociedade com o Grupo Athena

Um importante fruto dessa dedicação foi colhido ainda na década de 1990, quando o grupo italiano Athena — líder mundial na fabricação de juntas e elementos de vedação para motores de motocicletas — decidiu unir forças com a Vedamotors. Ao oficializar a sociedade em 1998, a Veda se instalou em um parque fabril próprio, recebeu tecnologia de ponta da Athena e conquistou, três anos depois, o Certificado de Qualidade ISO 9001, concedido por uma organização internacional e conquistado por empresas que adotam boas práticas de gestão e processos.

O fundador da Vedamotors José Maurício Felippe (à esquerda) e o fundador do Grupo Athena Gianni L. Mancassola (à direita) celebram a sociedade entre as empresas
O fundador da Vedamotors José Maurício Felippe (à esquerda) e o fundador do Grupo Athena Gianni L. Mancassola (à direita) celebram a sociedade entre as empresas
Parque fabril próprio da Vedamotors, inaugurado em 1998 após firmar sociedade com o Grupo Athena

Fabricação de produtos em borracha

A sociedade com o renomado grupo italiano também permitiu a abertura para o mercado internacional, aumentando o alcance da marca e expandindo a gama de produtos fabricados e comercializados. Assim, a partir dos anos 2000, teve início a fabricação de novos itens, como os anéis O’rings, retentores e guarnições de escapamentos — e tudo isso era só o começo!

Expansão e fornecimento para montadoras

Com uma reputação que crescia aceleradamente no Sul do país, a Vedamotors conquistou uma relevante cartela de clientes em seus primeiros anos, consolidando-se como uma referência em excelência técnica para vedação, com componentes e matérias-primas de altíssima qualidade. E é claro que, para acompanhar essa reputação, nada mais natural do que ampliar também a capacidade produtiva, certo?

É por isso que, já em 2004, a Veda passou pela primeira ampliação do parque fabril. A planta contava com mais de 2.500m³ de área útil, upgrade que também permitiu a expansão da capacidade produtiva e consequentemente do portfólio. Foi quando teve início a fabricação de guarnições de escapamento, anéis espirais e começamos a fornecer também para montadoras de motocicletas. Lembrando que alguns dos grandes destaques do catálogo atual, como os kits cilindro e de pistões, entraram em cena dois anos depois, em 2006.

Mais uma vez, o sucesso do empreendimento — que também começou a conquistar o seu espaço na preferência do público especializado — exigiu que o avanço ocorresse com passos ainda mais largos, abrindo espaço para a segunda grande ampliação do parque fabril, em 2011. Mudança essa que também teve reflexos importantes na capacidade produtiva e viabilizou novas melhorias no catálogo.

Primeira expansão do parque fabril da Vedamotors, em 2004
Primeira expansão do parque fabril da Vedamotors, em 2004
Segunda expansão do parque fabril da Vedamotors
Segunda expansão do parque fabril da Vedamotors

Linha eletrônica GET

Daí em diante, a Veda também passou a chamar a atenção do mercado com a produção e comercialização de novas linhas de produtos: bielas, válvulas, discos de embreagem, filtros de combustível, kits para reparo do carburador. Um dos maiores destaques foram os produtos da linha eletrônica de alta performance, a GET, desenvolvidos pela Athena e já consagrados no mercado europeu. 

Novo parque fabril e compra da Servitec

Em 2019, inicia um novo capítulo: a inauguração de um novo parque fabril, na cidade de Lontras (SC), em um terreno com quase 70.000m² e aproximadamente 15.000m² de área construída. Um moderno investimento pensado para sustentar o forte crescimento da empresa. 

Foi nesse mesmo ano que oficializamos a aquisição das operações eletroeletrônicas da empresa Servitec, movimento cuidadosamente pensado para alcançar novos mercados e para ajudar a marca a se tornar referência no segmento de peças eletroeletrônicas, com apoio da tecnologia de ponta e do know-how da Athena, que deslocou um engenheiro chefe de tecnologia da GET na Itália para auxiliar na implementação da nova linha de produtos da Vedamotors aqui no Brasil.

Atual parque fabril da Vedamotors, localizado em Lontras-SC

Que venham as próximas três décadas!

Verdade seja dita, não tinha como ser diferente! Afinal, nosso compromisso é garantir que clientes e parceiros possam sempre contar com as melhores e mais eficientes soluções quando o assunto é o mercado de reposição para motos! Dedicação, inclusive, que se reflete diariamente por aqui.

Especialmente agora, no aniversário de 31 anos da Vedamotors, quando vivenciamos um importante momento de transformação em nossa cultura e em nossos processos, com a expansão de mercados e times apaixonados por performance. Mais do que nunca, seguimos firmes com o desafio de implementar estratégias e ações sempre com foco no sucesso dos nossos #clientes, que são os grandes responsáveis por chegarmos até aqui! 

Por isso, #ficaadica: se você também é apaixonado por moto e quer ficar sempre por dentro dos mais recentes lançamentos e novidades desse segmento tão importante para a indústria, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e aqui mesmo, no blog. Juntos, vamos cada vez mais longe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando