Confira as principais características dos motores e relés de partida

Motores de partida da moto: o que são e para que servem

Os motores de partida, também conhecidos como motores de arranque, são responsáveis por iniciar o movimento de rotação do motor principal, que por sua vez, mantém o movimento de rotação devido à combustão interna causada pela queima de combustível.

A estrutura de um motor de partida basicamente é dividida em três partes principais:

ROTOR

  • Parte móvel do motor de partida;
  • Constituído pelo eixo principal, comutador e o induzido, onde é realizado o enrolamento dos fios de cobre;
  • Conforme a aplicação, a velocidade de rotação pode variar entre 9000 e 15000 RPM.

ESTATOR

  • Parte fixa do motor de partida;
  • Abrange os imãs permanentes, suporte e escovas do comutador e toda a carcaça externa de fixação.

COMUTADOR

  • Sistema responsável por acionar determinados enrolamentos conforme a posição angular do rotor em relação ao estator, para gerar torque constante no eixo principal;
  • As escovas de partida realizam o contato elétrico entre a parte móvel e a parte fixa do motor. Quando apresentado desgaste excessivo (devido ao uso), devem ser substituídas por novas.
No interior do motor de partida é possível visualizar o rotor no centro, envolto com os ímas e fios de cobre do estator e comutador

Os motores de partida Servitec, fabricados pela VEDA, são produzidos com materiais de alta durabilidade, seguindo os parâmetros propostos pelas montadoras, como torque, consumo de corrente e níveis de tensão. O projeto dos motores de partida permite o perfeito encaixe durante a instalação na motocicleta e respeitam os padrões de suporte de escovas e escovas, conforme os OEM.

Todos os motores recebem tratamento químico nas superfícies para suportar altas temperaturas e intempéries, como água e impurezas. Os rotores são revestidos com pintura dielétrica epóxi, para garantir o isolamento elétrico entre os enrolamentos e o induzido. Os o’rings de vedação impedem que haja contaminação do ambiente interno do motor com impurezas externas.

Dica: ao realizar a substituição do motor de partida por um novo, é importante verificar as condições dos cabos de bateria e do cabo positivo do motor de partida, além de realizar a limpeza dos contatos elétricos para não gerar sobreaquecimento nos terminais.

Relés de Partida: da produção à aplicação

Os relés de partida são dispositivos fundamentais no sistema de partida elétrica de motocicletas. São responsáveis por receber o sinal elétrico através de fios finos provenientes do interruptor de partida no guidão da moto (corrente elétrica baixa) e alimentar de forma imediata o motor elétrico de partida, através de cabos espessos devido à corrente elétrica que ultrapassa 60 ampères (corrente elétrica alta), sem causar centelhamento e carbonização do interruptor.

Os relés de partida Servitec são produzidos com materiais de alta condutividade elétrica, permitindo maior passagem de corrente elétrica da bateria para o motor de partida sem causar perdas por aquecimento. Encaixam-se perfeitamente aos suportes originais da motocicleta e possuem conectores de acordo com os propostos pelas montadoras.

Dica: os relés de partida têm um tempo de vida útil de aproximadamente 50 mil ciclos de comutação (acionamento do motor de partida) em condições normais de uso. Quando detectada alguma anormalidade no relé de partida, é imprescindível avaliar as condições do motor de partida também, para verificar se não há algum desgaste excessivo que possa estar comprometendo a vida útil do relé. Além disso, quando for realizada a substituição de um relé de partida por um novo, é necessário verificar e limpar os terminais dos cabos de bateria, motor de partida e conector da fiação principal.

Gostou do post? Conhece alguém que precise dessas informações? Compartilhe nossos conteúdos, acompanhe nossas redes sociais e o nosso blog para ficar por dentro das novidades!

2 comentários em “Confira as principais características dos motores e relés de partida”

    1. Olá, Francisco! 😃 Agradecemos pelo seu feedback, ficamos felizes em contribuir com explicações técnicas sobre o motopeças. Grande abraço do time VEDA! 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Continue Navegando