O QUE PODE PROVOCAR UM FILTRO DE COMBUSTÍVEL SUJO, OU DANIFICADO?

27 de setembro, 2018 Por: Marketing Vedamotors

O filtro de combustível é um componente muito importante para a linha de combustível da motocicleta, sua função como o próprio nome diz, serve para filtrar as impurezas do combustível (pó, água e resíduos) sendo indispensável na conservação do motor da motocicleta.

Para modelos carburados ele fica entre o registro de combustível e o carburador. Para modelos injetados ele fica entre a bomba de combustível e os bicos injetores.

É eficaz na proteção do bico injetor, orifícios da injeção eletrônica e carburadores, componentes extremamente sensíveis a danos causados por sujeira no combustível. As recomendações de troca para o filtro de combustível podem variar dependendo das instruções do fabricante da motocicleta.

1. Danos causados pelo filtro de combustível sujo/danificado:

a) Problemas ao dar a partida na motocicleta. O motor precisa de um abastecimento constante de combustível para funcionar corretamente e eficientemente. Um filtro de combustível sujo vai restringir o fluxo para o motor, comprometendo o abastecimento de combustível no motor.

b) Perda de potência e alto consumo de combustível. Se o motor apresenta dificuldade na resposta quando você acelera, ou existe um aumento no consumo de combustível. O filtro pode estar barrando o fluxo e aumentando o esforço para o funcionamento.

c) Lembre-se: Cuidado com o combustível adulterado, pois quanto maior a sujeira, menor a vida útil dos filtros, além de aumentarem as chances de danos no motor da motocicleta.